O prefeito Edivaldo acompanhou no sábado (19) o inicio do novo serviço; ação de limpeza fortalece o trabalho de conservação do patrimônio histórico de São Luís
Com os serviços de lavagem hidrotérmica, a Prefeitura de São Luís está investindo ainda mais na limpeza e conservação do Centro Histórico da cidade. Com a utilização de equipamento importado, de tecnologia alemã, a lavagem tem resultado mais eficiente na limpeza de praças, escadarias e ruas com pavimentação em pedras como no Centro Histórico. Iniciado no sábado (19), o trabalho foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo, que tem investido constantemente nas ações de limpeza urbana e já contabiliza importantes resultados na área.
“É mais uma ação da Prefeitura de São Luís na limpeza da cidade, um setor estratégico que se reflete em diversas áreas, do turismo à saúde. Estamos investindo em equipamentos e na realização efetiva de serviços de melhor qualidade e resultado. Com medidas desta envergadura, estamos colocando São Luís em um patamar de excelência para que a população e os turistas possam usufruir”, disse o prefeito Edivaldo.
Acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, do secretário de Relações Parlamentares e coordenador da Feirinha São Luís, Ivaldo Rodrigues, e da presidente do Comitê Municipal de Limpeza, Carolina Estrela Morais, o prefeito Edivaldo percorreu trechos que receberam a primeira ação do novo equipamento, como a Praça Benedito Leite e a Rua do Giz. Foram realizados os primeiros testes do novo equipamento com a lavagem da Praça Dom Pedro II.
Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, a aquisição do novo equipamento resultará no ganho de produtividade no Sistema de Limpeza Urbana de São Luís, que tem registrado grandes avanços na gestão do prefeito Edivaldo. “Com este equipamento nós conseguimos lavar uma área maior em menor tempo e garantir que a sujeira mais profunda seja retirada de modo mais eficaz. A diferença é notada imediatamente após a lavagem”, afirmou.
A lavagem hidrotérmica é feita com a utilização de “pistolas” automáticas de grande calor e alta pressão. A tecnologia é importada da Karshe, empresa alemã líder mundial do setor, que há anos desenvolve a tecnologia de limpeza com água comum, em temperatura e pressão elevada e a exporta para o mundo inteiro.
Para a lavagem das ruas, escadarias, praças e outros logradouros do Centro Histórico de São Luís a máquina compressora portátil de lavagem hidrotérmica é acoplada ao caminhão-pipa. O equipamento é capaz de gerar calor a uma temperatura de 60 a 140 graus Celsius e pressão entre mil a 4,5 mil libras por centímetro cúbico. O resultado do processo é constatado imediatamente. Toda sujeira acumulada e que não é retirada pelo processo de lavagem comum é inteiramente removida, deixando o piso completamente renovado.
A lavagem com alta pressão e água quente não agride o piso. Ao contrário, ele vai ficando mais claro a cada nova lavagem, até atingir seu estado natural. Depois da lavagem hidrotérmica, lavagens de baixa pressão garantem a manutenção da higiene e limpeza do local. O processo garante, ainda, economia de água e ganho de produtividade já que, com o uso do equipamento, é possível lavar uma área maior em comparação ao processo manual.
Depois do teste, o equipamento será empregado na lavagem da Praça Benedito Leite neste fim de semana e, com um cronograma específico de serviços, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, garantirá a limpeza do Centro Histórico da capital com o novo equipamento.
Tags: Centro Histórico, Maranhão, São Luís